Dificuldade em Respirar?

A natação tem um papel fundamental para crianças asmáticas, permite experiências básicas demovimentos importantes para o desenvolvimento neuro psicomotor, estimula o relacionamento social e melhora a auto-confiança.

Crianças com problemas respiratórios tendem a não participar de atividades f’isicas. Geralmente dedicam mais tempo a atividades na televisão e no computador, havendo tendência ao sobrepeso, obesidade e suas consequências. Um estudo desenvolvido na Austrália em 1994, demonstrou que a natação melhora a qualidade de vida das crianças asmáticas, e a dos seus pais:

  • Essas crianças usaram uma quantidade menor de medicações, tanto profiláticos como de alívio das crises, menor número de consultas, idas ao pronto socorro e de hospitalizações.
  • A natação do ponto de vista fisiológico melhora, o desempenho muscular e ventilátorio da criança. É uma atividade física bastante completa para o fortalecimento da musculatura do corpo humano, em especial para o tronco, onde estão localizados os músculos responsáveis pela respiração.
  • O principal músculo inspiratório é o diafragma, responsável pela ventilação pulmonar e há os músculos da cintura escapular que trabalham o tempo todo durante a prática da natação, ditando qualidade e ritmo da respiração.
  • A prática da natação favorece o fortalecimento e alongamento muscular para haver um equilíbrio melhor do tronco e o condicionamento cardio respiratório com consequente melhora da função pulmonar.
  • As crianças com problemas respiratórios tentem a se “fechar” adotando uma postura cifótica. A natação reforça posturas mais adequadas, como por exemplo o nado de costas que alonga a cadeia anterior.
  • A natação é a atividade que menos induz broncoespasmos, fato este demonstrado em testes com diferentes tipos de exercício.
  • Cerca de 50 a 60% das crianças tem broncoespasmos induzidos por exercício, neste caso, alguns cuidados são importantes do ponto de vista preventivo. Deve-se utilizar medicamentos profiláticos inibidores da indução de broncoespasmos. Desde que tomados os devidos cuidados a natação se torna a melhor forma de exercício para as crianças.

Referência de pesquisa: http://www.iapo.org.br/manuals/29-2.pdf