Hidroginástica

"Hidroginástica é a soma de movimentos precisos e bem orientados com a branda ação da gravidade. O que evita os micro traumas comuns à prática física e possibilita a interação dos domínios motores, cognitivos e afetivos." (SANTOS & CRISTIANINI 1997)

A "hidro" é bastante indicada pelos médicos porque auxilia na reabilitação de lesões articulares e musculares, melhora a locomoção, ajuda no emagrecimento, proporciona menor risco de lesão para a terceira idade e complementa o treinamento de atletas de alto nível. Algumas das vantagens em se exercitar no meio líquido:

1. Em função do empuxo da água, ocorre menor impacto ao executar os movimentos; incluindo na corrida, nos saltitos e até mesmo nos saltos.

2. Devido à resistência da água, em um mesmo exercício é trabalhada a musculatura agônica e antagônica de diversos grupos musculares.

3. Na maioria dos exercícios na posição em pé são trabalhados o equilíbrio e a força do abdômen e do tronco.

4. Nos exercícios flutuados a musculatura é trabalhada sem nenhum impacto articular.

"Em muitos casos, a água nos possibilita a realizar movimentos que não conseguimos fazer fora dela o que além de “curar”, dá prazer e estimula as pessoas a progredir na vida como um todo. A água nos proporciona prazer e relaxamento, pelo simples fato de estarmos dentro da água já sentimos os benefícios que ela oferece. A vantagem da hidroginástica é exatamente poder se exercitar na água." (ROCHA, 1999).