Método de ensino da Raquel Natação

Em 1976, Raquel Stoiani iniciou uma escola de natação em sua casa, para ensinar seus filhos e amigos deles a nadar. Uniu técnica a sua facilidade em ensinar. Criou seu método observando os alunos, suas características e necessidades individuais. Com base nesta análise, desenvolveu os exercícios respeitando o limite de cada um.

Como na Granja Viana a maioria das casas têm piscina, a primeira necessidade seria ensinar sobrevivência. Pela sua experiência, achou mais eficiente ensinar o movimento do braço do nado peito e a pernada do nado crawl, o que carinhosamente chamou de sapinho, "inventando” o nosso nado de sobrevivência.

Assim, criou um método próprio, ensinando primeiro o que os alunos demonstravam maior facilidade em aprender e em seguida os outros nados, sempre de maneira lúdica.
Para valorizar a conquista de cada fase da aprendizagem, criou as flâmulas de avaliação do desenvolvimento dos alunos.
Os resultados foram excelentes, vieram outras crianças e adultos para aprender com ela. Com isto, houve a necessidade de contratar mais professores e treiná-los no método.
A escola foi crescendo sem perder sua essência num ambiente acolhedor. Em meio a jardins foram construídas cinco piscinas, vestiários e toda estrutura necessária para uma escola de natação diferenciada.


No que acreditamos:

  • Em ensinar aos nossos alunos ferramentas para que possam usufruir da alegria que a água nos oferece, priorizando a preservação da vida, a saúde e o prazer de exercitar-se.
  • Em todas as etapas, buscamos atender os objetivos dos alunos, contribuindo para a sua realização e melhora da saúde.
  • No inicio da aprendizagem, nosso maior objetivo é a sobrevivência dos alunos capacitando-os desde muito cedo a, quando cair na água, deslocar-se até local seguro.
  • Na aprendizagem da técnica, os estimulamos a gostar da água e brincar nela de várias maneiras diferentes, facilitando a aprendizagem dos quatro nados.
  • No aperfeiçoamento, ensinamos os benefícios de executar corretamente a técnica.
  • No treinamento, propomos a cada aluno o desafio de superar-se.